HomeNot�ciasAgendaPlano de ActividadesLinksSugest�esContactos

 
Hoje: 124Ontem: 168
   
Locais de Interesse
A Aldeia
 

Pode considerar-se o centro da aldeia o largo onde se situa a Santa Casa da Misericórdia, fiel ao reflexo da grandeza desta aldeia, outrora vila, e donde se desenvolve a povoação.
    
Se tivermos em conta que perto da secular Misericórdia existe um cruzeiro e o passo da Via-Sacra que perdura a memória de uma capela situada no local do actual Salão Polivalente e designada Capela do Espírito Santo, podemos observar que esta ladeada da seguinte forma: a norte se situa a Pedreira e o Monte do Calvário; a nascente a Igreja Matriz de invocação a Nossa Senhora da Silva; a sul se localiza o Castelo e a Praça e, por fim, a poente a Capela de Santo António.
    
Não são estes locais que determinam os limites da freguesia, mas que do ponto de vista patrimonial a identificam.
    
Andando pelas ruas da aldeia podemos observar as lindíssimas casas antigas, permanecendo algumas com os seus balcões característicos, e também as ricas solarengas.
    
Todas estas imagens se tornam mais místicas tendo em conta as antigas calçadas que em algumas ruas ainda perduram. Temos como exemplo a Rua do Castelo, onde podemos visitar a designada Casa Paroquial, que embora em mau estado de conservação, não descura a sua grandeza.
    
Nesta mesma aldeia podemos ainda observar o edifício escolar, obra do Estado Novo, ladeado pelo polidesportivo da freguesia.

 
Desporto
 

Além dos desportos que podem ser praticados no polidesportivo existente, destacam-se a caça, a pesca e os desportos aventura.

 
Actualize o Flash Player para ver este conteúdo.
 
 
Junta de Freguesia de Proença-a-Velha © 2024
Desenvolvido por: albinet.pt