VI FESTIVAL DAS SOPAS TRADICIONAIS
2008-05-14

Decorreu no dia 11 de Maio o VI Festival das Sopas Tradicionais com a aderência de quarenta e um partipantes com sopas tradicionais de toda a região, onde se destacaram vinte e três sopas da Freguesia de Proença - a - Velha. Marcaram ainda presença no certame vinte e dois expositores de produtos regionais, sendo que a animação musical do dia esteve a cargo do Grupo de concertinas da Farra de Aguiar da Beira; do Grupo Etnográfico Modas e Adufes de Proença - a - Velha; do Grupo Típico o Cancioneiro de Castelo Branco; do GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra e da carpe Tuna de Idanha - a - Nova.

Um dia em cheio com a adesão de muito público não só da região como de outras zonas do país, destacando-se a excursão da AFANSG de Lisboa, calculando-se em mais de dois mil e quinhentos visitantes e em que foram consumidos cerca de mil e trezentos litros de sopa.

Quanto aos resultados do concurso das sopas tradicionais, classificou-se em 1.º lugar a Sopa de Gravanço apresentada por Conceição Correia (Proença - a - Velha); em 2.º lugar a Sopa do Barrocal (Restaurante Petiscos e Granitos de Monsanto) e em 3.º lugar a Sopa do Foro (Junta de Freguesia de Proença - a- Velha).

Este é um evento que já ganhou raízes na região e que se afirma cada vez mais no panorama nacional.