VIII FESTIVAL DAS SOPAS TRADICIONAIS
2010-07-13

Decorreu no passado dia 16 de Maio mais uma edição do Festival das Sopas desta vez com a participação de 89 sopas a concurso, sendo consumidos em pouco mais de duas horas mais de três mil litros de sopa, o que faz com que de momento o nosso festival seja o maior festival de sopas realizado em Portugal.

O dia contou com muita animação musical com o grupo de bombos "Gazambumbas do Barco", o grupo de Adufeiras da Usalbi, o gupo de bombos "Os Tapori a Bombar", o grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo, o "Modas e Adufes" - Grupo Etnográfico de Proença - a - Velha, os "Babi" - grupo de música tradicional de Sliven (Bulgária), o Ruizinho de Penacova e sua banda, e o músico Manuel Emidio.

Não faltou ainda um passeio pedestre "Rotas das Fontes e Chafarizes de Proença - a - Velha", uma feira de produtos regionais com cerca de sessenta expositores onde os visitantes puderam adquirir e apreciar os produtos da nossa terra, e onde também os mais novos não foram esquecidos com a presença de palhaços durante o festival, pinturas faciais e também insufláveis.

O público aderiu em massa passando todo o dia pelo festival cerca de sete mil pessoas e de realçar uma grande comunidade da Ajuda, cerca de seiscentas pessoas, que se deslocaram até Proença para participar na VIII edição deste festival, tão carinhosamente acolhido por todos.

De realçar a grande participação e empenho de toda a população de Proença, o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Idanha - a - Nova e a presença maciça de todo o seu executivo.